Sei que a violência está estampada em nosso gene e que se não fosse a moral, a ética e a religião mataríamos por muito menos que um pedaço de pão. Quão civilizados nós somos e até onde vai essa civilidade? Violência é instinto.
Mas ser humano é ir contra os seus instintos, não é?
Isolamo-nos de tudo que nos ameaçava, exceto o próprio planeta; formamos colônias de pedra e sabemos matar, e somos especialistas isso; pois esse simplório saco de carbono e carne tem armas, fogo, pólvora e dinamite.
Um dia andando pelo centro vi um aquário cheio de peixes diferentes, várias espécies, tamanhos cores e formatos; mesmo compartilhando um espaço minúsculo, eles não brigavam e não tentavam se matar incessantemente. Já nós seres humanos que temos a Terra toda para partilhar, vivemos com fome, com frio, com guerras, com drogas, com mortes. Sabiam que o tubarão branco¹ mata e se alimenta de outros tubarões?
Mesmo assim a evolução/Enlil/Deus/Allah/força cósmica se encarregou de moldá-los afim de não se matarem para preservar a espécie. Como nós grassamos mais rápido que coelho com Viagra, é possível que por esse motivo os genes da calma e ponderação não foram instalados em nosso cérebro para nossa própria defesa.
Estamos no topo da cadeia alimentar, nós somos nosso único predador.
E qual o problema da natureza?
Mesmo tendo um ambiente maravilhoso e rico para nossa morada, por que entre todos os seres vivos justo o racional não se adaptou ao ambiente? E a teoria do mais adaptado? Darwin, pare de se preocupar! Li que o Australopitecíneos² andou primeiro e pensou depois. Não evoluímos muito em minha opinião, ainda pensamos por último.
Além de refutar a terra e as plantas, criamos nossa própria selva de cimento e metal, condizente com nosso jeito, e com tudo aquilo que deriva dos humanos: artificial. Mas espera um instante, é um grande egoísmo. Não contentes, resolvemos destruir o ambiente anterior, sem backups, sem restauração, sem piedade.
E os seres humanos homo sapiens sapiens continuam sua escalada em busca do futuro, seu tão sonhado progresso. Poluem, matam, destroem e usam desinfetantes para dar aquele cheirinho agradável no banheiro enquanto.
O Homo sapiens é bom em uma coisa, e essa coisa é matar outras coisas. Nós somos tão bons nisso que nós fizemos diversas outras espécies deixarem de existir, sem sequer tentar. Somos fodões, os valentões do parquinho. Todo mundo teme, ninguém gosta.
Que seja eterno enquanto dure UGA BUGA, eu ser humano.
Quem dera tivesse nascido latindo.
Programador, sonhando em ser escritor e falhando em ser humorista.